terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividade 1.3 modulo IV - Projeto e suas caractéristicas

Projeto e suas características

   No meu modo de pensar não tem como trabalhar um projeto a não ser interdisciplinar, pois a atividade por si só torna-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de certa maneira se repetem e são trabalhadas no nosso dia-dia.
      Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer.
    Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso.
    Trabalhar com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o aluno quanto para o professor.  O professor se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos os alunos, que aprende mais do que aprenderia com a metodologia trabalhada no cotidiano Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar  
  Elizabeth afirma: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica". Frente a isso, penso ser essencial o envolvimento prévio dos professores dessas disciplinas no projeto, ou seja, esses professores e todas as outras pessoas envolvidas devem participar desde a montagem desse processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário