segunda-feira, 25 de julho de 2011

atividade_1.6_reflexão sobre aprendizagem

Atividades 1.6 Reflexão sobre a aprendizagem  
            A aprendizagem se torna significativa quando é relacionada ao conhecimento que o aluno possui sobre o assunto. Se isso não acontece deixa de ser importante, e passa a ser mecânico no aprendizado do aluno.
Quando o assunto, trabalhado é significativo tem haver com o cotidiano, acontece uma interação de saberes. Mais quando a aprendizagem é de caráter mecânico o conteúdo sugerido pelo professor não tem relação com o universo pessoal do aluno, dificulta á interação no aprender.  Se o discente atribuir um significado eficiente ao ensinar o educador também aprende e com essa aprendizagem ensina melhor.
No ensino fundamental, é necessário que o professor adote alguns procedimentos ao ministrar suas aulas. Não deixar o aluno desviar sua atenção no que é transmitido.
Deixar que eles, participem, falem, por meio do dialogo que é possível investigar o conhecimento, é preciso criar condições e argumentação. Valorizar o erro do aluno, mostrando que com erros também faz parte da aprendizagem.             
            (....) A construção do conhecimento na escola não se deve só a ele ( o professor), nem só ao aluno e sim ao encontro dos dois sujeitos, cognoscentes,  desejosos em compreender os fenômenos de uma mesma realidade, a fim de transforma-la . 
                                                                            (RIBAS,2000,p.92).


Nenhum comentário:

Postar um comentário