segunda-feira, 25 de julho de 2011

atividade_1.5_Proposta de projetos

Ativ_1.5_Proposta de projetos

O que significa sua escola particular do programa Uca
Escola: Escola Estadual José Costa Soares
Cidade: Guaraí                                    Estado: Tocantins
Equipe gestora da escola: Maria Gomes Miranda, Raimunda Guimarães Araújo, Elisete Fonseca Primo Oliveira, Denise Cirqueira de Lima Silva, Francisca Fernandes de Sousa Rezende, Glaúcia Maria da Cruz Botelho, Maria de Lourdes Fonseca Nascimento, Maria do socorro Ribeiro Barros Eckert, Roza Gomes de Melo, Simony Ribeiro Gomes.
 Cursistas equipe gestora: Os mesmo citados acima.
      Com o programa Uca na escola temos a oportunidade de socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, ampliando o processo de inclusão digital escolar e promovendo o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Com essas iniciativa possibilitará ainda a integração das diversas disciplinas, além de ampliar a capacitação dos docentes com esta nova ferramenta do Linux. O nosso maior desafio é conhecer melhor a estrutura operacional e tecnológico dos laptops e consolidar o seu uso como uma ferramenta de geração de conhecimento e definir o nosso papel de educador nesse processo dentro do Projeto Pedagógico da escola.
      O desenvolvimento do programa Uca na escola com certeza irá contribuir muito no processo de aprendizagem dos alunos. Os resultados serão evidenciados na melhoria da produção da escrita, no desenvolvimento das habilidades de leitura, no desenvolvimento das atividades de pesquisa e acesso ás informações, no selo que os alunos têm como as ferramentas tecnológicas e na apropriação dos conhecimentos relevantes no uso técnico de pedagógico das TICS.
      É possível constatar que houve melhoria até mesmo na forma dos alunos se expressarem uns com os outros e também em público, uma vez que se sentem orgulhosos e motivados a desenvolver atividades utilizando outros recursos midiáticos e que paramentos tecnológicos da escola. Nessa perspectiva o Programa trouxe visibilidade e credibilidade ao trabalho que está inclusive uma procura muito maior de vagas pelos pais para matricular seu filho, pois sabem que aqui nesta escola começa o futuro de seus filhos.
 Qual é a experiência da equipe gestora da escola em relação a ente Projeto.
      Com esta nova ferramenta na escola, os alunos e professores ficaram ansiosos pelo inicio da operacionalização dos computadores, a expectativa esta nova tecnologia venha proporcionar aula diversificadas e dinâmicas. Uma das nossas expectativas é conhecer a estrutura operacional e tecnologia dos laptops e consolidar o seu uso como uma ferramenta de geração de conhecimento dentro do Projeto Pedagógico da escola.
      Nossos alunos e suas famílias estão muito empolgados com o Projeto, pois esta ferramenta vai trazer uma nova metodologia para a sala de aula, proporcionando maior acesso à pesquisa e expansão do conhecimento. Uma das principais mudanças que está ocorrendo na escola é a proposta de um currículo baseados nos Projetos de Aprendizagem que está sendo construída na escola após a doação dos computados como ferramenta de aprendizagem. Um de seus alicerces é a mudança atuação do professor, que passa detentor do conhecimento e transmissor de conteúdos a parceiro na elaboração de pesquisas orientador na sistematização dos saberes dos alunos.
      A ideia é desenvolver no aluno habilidades que serão cada vez mais necessárias para a compreensão do mundo, conduzir à descoberta de saberes diversos, interdisciplinares, capazes de despertar a curiosidade que o interesse dos estudantes. O projeto mudou completamente a visão de ensino e aprendizagem, contribuindo com o processo de aceleração do aprendizado para discentes que enfrentam a distorção entra a idade e as series que cursam. O aluno aprende com cada um com seu projeto, mais a aprendizagem ocorre. Por quê? Por que todos possuem os mesmos recursos, todos possuem a mesma condição, mais o interesse é de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário