terça-feira, 12 de abril de 2011

Atividade 1.3 modulo IV - Projeto e suas caractéristicas

Projeto e suas características

   No meu modo de pensar não tem como trabalhar um projeto a não ser interdisciplinar, pois a atividade por si só torna-se interdisciplinares, porque os temas e ou conteúdos de certa maneira se repetem e são trabalhadas no nosso dia-dia.
      Ao participar de um projeto, o aluno está envolvido em uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer.
    Não se pode separar, por exemplo, o processo de aprendizagem dos conteúdos disciplinares do processo de participação dos alunos, nem desvincular as disciplinas da realidade atual. Os conteúdos disciplinares não surgem do acaso.
    Trabalhar com projetos interdisciplinares é positivo tanto para o aluno quanto para o professor.  O professor se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos os alunos, que aprende mais do que aprenderia com a metodologia trabalhada no cotidiano Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar e sintetizar  
  Elizabeth afirma: "Se fizermos do projeto uma camisa-de-força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica". Frente a isso, penso ser essencial o envolvimento prévio dos professores dessas disciplinas no projeto, ou seja, esses professores e todas as outras pessoas envolvidas devem participar desde a montagem desse processo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dialágo Teórico - Jean Piaget

Atividade-1.2 Diálogo teórico       Jean Piaget  (1896-1980)
   Piaget nasceu Neuchâtel, Suíça em 1896 e faleceu em 1980. Escreveu livros, monografias e artigos. Sua função superior e universitária foi nas ciências naturais (Biologia).
   Piaget em sua teoria explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e da efetividade. A lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. Piaget em sua teoria identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança, em que cada estagio e um período onde o pensamento logico não somente em grau como em classe observando crianças entre elas seus próprios filhos concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensão como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, há maneira de pensar é diferente.
   Jean Piaget era psicólogo do desenvolvimento, preocupado em descobrir as mudanças ontogenéticas (mudança do desenvolvimento que ocorrem no individuo ), No cognitivo, do nascimento à adolescência alguns dos importantes conceitos piagetinos. Esquemas, assimilação, acomodação, equilibração. Piaget também abordou à existência de processos mentais internos. Podemos dizer que o trabalho de Piaget foi de observação e suas analises foram extremamente detalhadas, destinando-se à detectar as mudanças no desenvolvimento do funcionamento cognitivo o comportamento intelectual, em qualquer idade, se origina diretamente dos níveis anteriores de comportamento. O comportamento primitivo sensório – motor contem as raízes de todo o desenvolvimento intelectual.    

quarta-feira, 30 de março de 2011

PESSOAL VISITEM O MEU BLOG

Estou  aguardando a visita de vocês no meu blog. Não esqueçam de postar seus comentários. Ficarei grata pela visita. O endereço é http://mariafagner.blogspot.com/

ATIVIDADE 1.1 MÓDULO 4

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARIA GOMES MIRANDA
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Meu projeto pessoal/profissional
Projeto envolve trabalho, ação, educação, vida, realidade, conhecimento é necessário falar-se não existe formula pronta e acabada como se fosse uma “receita de bolo”.
Sou Maria Gomes Miranda solteira, mais convivi com uma pessoal em que amei alguns anos da minha vida. Creio que tudo em nossa vida não vem acaso, hoje vivo com meu filho que vai fazer 15 anos desejo velo formado atualmente cursa o primeiro anos do ensino médio e sou uma mãe coruja.
Quando separei fiquei de aluguel, passei algumas dificuldades, mas como brasileira não desisto nunca. Atualmente tenho minha casa construída em regime de mutirão pretendo fazê-la a casa do meu sonho. Sou uma pessoa do bem, sempre coloco o meu Deus a minha frente guiando os meus passos. Em 30 de agosto de 2009 desci as águas entreguei o meu coração ao meu Deus, aquele em que confio e pode todas as coisas.
Também  com a ajuda de Deus terminei uma faculdade em pedagogia, ainda aguardo uma colação de grau. E estou cursando uma pós-graduação com mais esse curso com certeza foi mais uma porta que se abriu em minha vida, a ter experiência, somar para o meu currículo.Durante 16 anos trabalhei como professora em sala de aula, sem duvida a rotina do funcionário da educação em sala não é brincadeira ao em vez de cansar-se, alimenta-se e renova a vontade de trabalhar com a educação. Com a experiência deixo uma lição em primeiro lugar está o compromisso, educar não é tarefa fácil, uma relação família e escola, parceria que da certa só ajuda a melhorar a convivência moral, individual e coletiva.
Há um ano estou lotada na Escola Estadual José costa soares na função auxiliar de apoio pedagógico ainda estou em passos mais acredito que tenho muito à contribuir este é um grande espaço é preciso exercer a  autoridade, mas não o autoritarismo, diante dos obstáculos que poderá vim acontecer. Estou neste cargo também para contribuir, somar, pois sei que escola nunca educará sozinha de modo que a responsabilidade educacional é direito e dever de todos nós. No entanto o educador vive intensamente numa corrida bastante acelerada contra o tempo em busca de informações, conhecimentos, tornando assim seu contexto bastante lúdico como motivação dos alunos.
 Atualmente é fundamental se trabalhar com projetos em geral faz-se em equipe que exige uma fonte geradora para a realização e solução de problemas. Assim possibilita em que a equipe, os educadores ao decidirem, opinarem, debaterem, construa sua autonomia e seu compromisso com o social e com o sujeito cultural.
 Um projeto percorre varias vazes: A escolha do objetivo central formulação dos problemas, planejamento, execução avaliação e divulgação dos trabalhos.
   Ao se pensar no desenvolvimento de um projeto a primeira questão diz respeito a quem propõem o tema para ele. Alguns profissionais defendem a partir das necessidades dos alunos o que se faz  necessário garantir  que esse problema passa a ser de todos, com um envolvimento efetivo nas definições  dos objetivos e das etapas para alcança-lo na participação nas atividades vivenciadas e no processo de avaliação.    


                                                            

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Blog do projeto UCA

Ola pessoal, este é o meu blog, entre em contato comigo gostaria de conhecer novas pessoas para interagirmos.
Visites e postes seus comentarios.